clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Peritos confirmam que voz em fita é de bin Laden

Peritos norte-americanos confirmaram nesta quarta, dia 13, que é mesmo de Osama bin Laden a voz gravada em uma fita divulgada na última terça pela rede de televisão Al-Jazeera, do Catar. Na mensagem, o terrorista saudita elogia o assassinato de alemães em uma mesquita na Tunísia, em abril deste ano, e outros ataques ainda mais recentes: a explosão de um petroleiro francês no Iêmen, a morte de um fuzileiro americano no Kuwait, a invasão de um teatro em Moscou por rebeldes chechenos, e o atentado na ilha indonésia de Bali – todos ocorridos no mês de outubro.

A menção de fatos que ocorreram há tão pouco tempo contradiz as versões de que o terrorista pudesse estar morto. A Casa Branca, porém, disse nesta quarta que a gravação não convence o governo norte-americano de que bin Laden esteja vivo. Outros funcionários do governo norte-americano admitiram que agentes da inteligência e militares estão ansiosos por descobrir de onde saiu a fita. O próprio presidente dos EUA, George W. Bush, disse estar levando “muito a sério” a divulgação da gravação.

Para o governo russo, o fato de bin Laden ter citado a tomada de reféns em Moscou confirma que os separatistas chechenos “fazem parte de uma rede terrorista internacional” vinculada ao milionário saudita.

Autoridades norte-americanas acreditam que bin Laden tenha preferido gravar uma fita somente com o áudio porque estas são mais fáceis de produzir e não oferecem outras pistas de localização, como as existentes em fitas de vídeo. Além disso, a fita de áudio poderia esconder qualquer coisa que bin Laden possa ter feito para se disfarçar no último ano. Na gravação, bin Laden aproveita para se referir aos últimos atentados como uma resposta “à maneira como os muçulmanos têm sido tratados” e faz um alerta aos aliados norte-americanos: 

– Assim como vocês nos mataram, nós vamos matar vocês.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.